Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

28/09/2015ㅤ Publicado às 09:20

Audiência pública debateu estado de ruína das obras tombadas pela Unesco

 

O abandono do Centro Histórico de Salvador foi debatido pela Câmara dos Deputados em audiência pública realizada no dia 24 de setembro. No final de junho, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA), o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA) e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado da Bahia (Sinarq-BA) de denunciaram à Unesco o estado de ruína das construções históricas, consideradas Patrimônio da Humanidade em 1985. Saiba mais aqui.

Neste ano, 32 prédios históricos já tiveram que ser demolidos pela falta de preservação. Segundo o arquiteto Paulo Ormindo, conselheiro do CAU/BA, existem ainda outros 1.500 sobrados escorados ou desocupadas no Centro Histórico que correm o mesmo risco. Já houveram 36 demolições. “É preciso uma ação emergencial para evitar esta catástrofe cultura e política da imagem da Bahia e do Brasil”, disse Paulo Ormindo na reunião em que estavam presentes os deputados da Comissão de Cultura e do presidente-substituto do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o também arquiteto Andrey Rosenthal Schlee.

“A situação ao que chegou o nosso centro histórico se deve a retira de suas funções centrais, ao seu esvaziamento habitacional e a marginalização viária. As ações realizadas nos últimos 40 anos visaram apenas a consolidação edilícia sem compreender que seu problema é urbanístico e social”, completou Paulo Ormindo.

Andrey Schlee, presidente-substituto do Iphan, chamou atenção para a responsabilidade da Prefeitura de Salvador na organização urbanística da cidade. “Onde está o plano urbanístico para essas áreas, onde está o plano diretor. É preciso que cada um assuma seu papel constitucional, e o Iphan tem feito isso”, afirmou. Ele sugeriu que o orçamento da União contemple ações para a preservação do patrimônio histórico e artístico do Brasil.

Os deputados presentes apoiaram a inciativa das entidades de Arquitetura e Urbanismo e se comprometeram a buscar soluções para o problema. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que convocou a audiência pública, sugeriu uma grande mobilização nacional em torno do tema. “Estamos colocando nosso mandato nessa busca para dar amparo à preservação do patrimônio, com mais busca de recursos e com nosso envolvimento. Vamos alertar todas as instituições envolvidas”, disse.

O presidente do CAU/BA, Guivaldo D’Alexandria, agradeceu o apoio dos deputados. “Acho que aqui começa a se firmar um pacto, um compromisso e isso transcende bandeiras políticas, transcende ideologias, transcende raças”, disse. “Acho que o que está em jogo é o patrimônio de uma nação e isso tem que transcender políticas de governo, precisa entender com clareza como política de estado. Ou seja, patrimônio, e isso envolve em suas diversas manifestações, precisa-se entender como expressão de cultura de um povo”.

Em votação na 46ª Reunião Plenária Ordinária, que ocorria na mesma tarde em Brasília, o CAU/BR apoiou a ação das entidades de Arquitetura e Urbanismo da Bahia. “Que isso seja mais uma alavanca para trabalhos similares que vêm sendo desenvolvidos em vários estados, nessa luta pela melhor qualidade da arquitetura e dos espaços públicos”, afirmou o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

Guivaldo D’Alexandria destacou que o CAU/BA pretende realizar um fórum em Salvador com a presença da Unesco. “O CAU também deve ser guardião do patrimônio que também pertence às futuras gerações”, disse o presidente do CAU/BA.

Publicado em 25/09/2015

FONTE: CAU/BR

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Uma resposta para “CAU/BA vai ao Congresso Nacional defender patrimônio histórico”

  1. Ir.Jorge Mendes-FSB disse:

    Prezados,vejo com tristeza essa situação ,embora temos aqui em salvador um governo que faz algo,porém o que é preciso e venho lutando já uns 4anos é instalarmos um primeiro centro escola de conservação ,restauro e defesa do patrimonio,sendo mendbro da Comissão de patrimnoio da arquidiocese que se preocupa com o patrimonio,e criou essa comissão para tal,temos o projeto,temos o espaço,e estamos pedindo aos orgãos competentes de salvador apoio,como apelo para os deputados que no ajude,estou responsavél por uma igreja que tem um apelo cultural ,artistisco,patrimonial de grande riquesa incluseve turistica pois nela foi filmado o filme o pagador de promessa,e depois de lutas e de 18anos está sendo restaurada será reaberta em Novembro,e queremos fazer nela ,além de cerimonia religiosas ,casamentos ,formaturas,uma igreja voltada para uma Educação Patrimonial,referência em restauro,conservação e defesa do patrimonio,com Cursos,visitas guiadas,seminários,mais precisamos de ajuda,nela teremos a replica da palma de ouro,premio do filme,e varias outras ações voltadas para patrimonio.agradeço e espero contar com vcs.Ir.Jorge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAU na COP 30

16/10/2024

Neurociência na Arquitetura é destaque no 1º Fórum de Debates: Arquitetura e Mercado

CAU na Mídia

07/01/2022

Edital público que lançará concurso para sede da OAB/AM em parceria com o CAU/AM

CAU na Mídia

31/05/2021

Conselheiros do CAU Brasil homenageiam arquitetos que marcaram história da profissão

CAU na Mídia

28/05/2021

Projeto de requalificação da área será escolhido através de concurso público nacional organizado pelo IAB-RJ