Presidente do CAU/AM participa do I Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental, em Brasília
14 de abril de 2016 |

O I Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental realizado pelo CAU/BR, em Brasília. Que ocorreu entre os dias 12 e 13 deste mês, iniciou com a palestra do Arquiteto e Urbanista colombiano Gustavo Restrepo de Medellín que falou sobre a experiência exitosa daquela cidade de qual participou ativamente desde o princípio.
O seminário foi promovido pela Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA), com apoio da Comissão de Relações Internacionais (CRI) e dos Presidentes dos CAU/UF. Na abertura do evento, Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, manifestou preocupação com a situação em que nossas cidades chegaram e com a falta de políticas públicas concretas para enfrentar o problema. “Nosso papel, como técnicos, é dialogar ao máximo com os poderes Legislativo e Executivo para assessorá-los com nosso conhecimento, buscando uma realidade menos preocupante”.
O Arquiteto e Urbanista Jaime Kuck, Presidente do CAU/AM, participou do evento e comenta sobre políticas urbanas. “No Brasil precisamos de uma nova política de Planejamento Territorial que priorize um banco de projetos produzidos após mobilização das comunidades urbanas, diferentes profissionais, empresários e um governo forte. Com projetos de qualidade catalisados dos anseios da população com assessoria de demais profissionais, produzidos por nossos competentes profissionais, poderemos garantir os recursos e produzir espaços mais humanos, inclusivos e convidativos. Assim produziremos os espaços estruturantes que modificarão nossas cidades e estimularão novas economias e o índice de felicidade geral”. Afirma Jaime Kuck.
O Presidente do CAU/AM também comenta o exemplo de Medellín, que era uma cidade dominada pela guerrilha do tráfico de drogas, em vários bairros o estado não entrava. Havia em torno de 370 homicídios para 100 mil habitantes, uma das mais altas taxas do mundo, hoje são em torno de 20, uma das mais baixas do mundo. Ano passado Medellín recebeu prêmio mundial de cidade competitiva. “Graças a reformas urbanas radicais nos espaços e oferta de transporte confortável e seguro e equipamentos em geral. Isso tudo com a participação efetiva da população, empresários e governo”. Enfatiza.
Fonte: CAU/AM – CAU/BR (Publicado dia 14/04/2016)
Foto: CAU/AM